Blogger Widgets

6 de dezembro de 2011

A síndrome de Lavender Town (Pokemon Red/Blue)

Há várias lendas urbanas ligadas e histórias macabras ligadas ao universo Pokemon, desde centenas de crianças que foram parar no hospital com ataques epilétricos causados por um episódio do anime (hoje em dia banido em todo o mundo), cartuchos de jogos amaldiçoados, mas a lenda de longe mais famosa consiste na "síndrome" ou no “episódio de Lavender Town”.

 Segundo esta lenda, em 1996, quando do lançamento no Japão dos jogos Pokemon Red e Blue para a Gameboy, houve um número significante de suicídios entre as crianças japonesas, e após muitas investigações, as autoridades chegaram à conclusão de que estes suicídios foram causados pelo jogo Pokemon, em que as crianças eram grandemente afetadas pela música de fundo tocada na cidade de Lavender Town, demonstrando comportamentos estranhos e na grande maioria dos casos chegando a suicidar-se.
A música foi alterada ligeiramente para as versões posteriores do jogo (foram retiradas frequências perigosas), e a história foi abafada para não prejudicar as vendas.

História: Quando o jogo Pokemon Red/Blue foi lançado pela primeira vez no Japão, com o nome de Pokemon Red e Green, ocorreu um fenómeno estranho entre as crianças com idades entre os 7 e os 12 anos, principalmente naquelas que jogavam com auscultadores para ouvirem melhor os efeitos sonoros. Entre estas crianças, apareceram uns efeitos inexplicáveis: aumento de sangramentos do nariz, irritabilidade, insónias, vómitos, ataques de medo e vício no jogo, em que as crianças ficavam coladas ao jogo horas e horas sem fim, chegando mesmo a chorar quando os pais as obrigavam a largar a consola.

Cerca de 70% destes casos acabaram em suicídio. Segundo as investigações, na grande maioria dos casos em que as crianças apresentavam estes sintomas, o jogo não tinha progredido para além da área “Lavender Town” (uma cidade no jogo).
 Uma análise mais profunda revelou tons na música de “Lavender Town”, numa frequência não detectada pelos adultos (que têm os ouvidos devidamente formados) mas que algumas crianças conseguiam ouvir.

Num espaço de semanas, todas as cópias da primeira edição do jogo foram retiradas do mercado, e o jogo foi relançado com uma versão da música remasterizada, com a estranha frequência removida.
A versão da música que todos nós conhecemos, é suposto conter menos três tons que a versão original, apesar de isto não estar confirmado devido à raridade de cópias da primeira edição do jogo.

Nas poucas cópias recuperadas desta primeira edição, a função “save game” e o relógio do jogo já não funcionam. Esta história começou a ser divulgada em 1997, pela primeira vez no site cornus.lensig.net/index538a.html – um endereço morto há já muito tempo.
No youtube está disponível uma suposta versão da música original (sem credibilidade). Recomenda-se o uso de auscultadores/headphones para ouvir esta versão, mas só as crianças pequenas poderão detectar tons extra:

Versão original: (da esquerda) e a versão modificada (recente): (da direita)

17 comentário(s)

Anônimo disse... Responder comentário

lenda bem legal gostei muito,desejo muito sorte a vcs e q o blog cresça mas ainda.

Fernanda disse... Responder comentário

estranho... eu consigui ouvir algumas frequencias na musica original O.0

Anônimo disse... Responder comentário

Gente ngm arrisque ouvir essa merd* sem ter a certeza ke os ouvidos nao teram capacidade pra detectar essas frequencias, quem sabe se a musica é msm original, e nao vos faz ficar doidos e se atirarem de uma janela!

Unknown disse... Responder comentário

@Anônimo Como faço para ver o video original? é privado... Estou fazendo uma pesquisa aprofundada, cheguei ate a conseguir um cartucho original de gb da primeira remessa... Mas como eu ja desconfiava ele nao funciona. Alguem pode me passar o video ou o mp3? Ajudaria muito mesmo... Meu email é anonymouseven@hotmail.com agradeço mesmo.

Derp disse... Responder comentário

Se você conseguir por favor me avise, meu e-mail é millenamariur@gmail.com. Obrigada.

theroboxer disse... Responder comentário

Tem calma pa, as historia dos suicídios são exagero, a única coisa que é verdadeira aí é que causa enxaquecas e dores nos ouvidos(eu próprio as tive depois de ouvir a musica) por isso ouve a vontade, os sintomas passam passado um bocado ;)

Anônimo disse... Responder comentário

Não vou ouvir,sou criança (tenho 12 anos) pq tou com medo de ter algum ataque, eu ouvi a versão nova é fiquei cagada de medo, se eu tiver algum ataque e me matar...

Anônimo disse... Responder comentário

@Fernandaé .. acho qe tu vai morrer kkkk zoa

Anônimo disse... Responder comentário

@theroboxer parece musica do demonio,chato pra caralho e monotomo

Anônimo disse... Responder comentário

Vejam esse video do que tem oculto em lavander

Anônimo disse... Responder comentário

http://m.youtube.com/watch?v=HhlK_cvqju0

Anônimo disse... Responder comentário

@Alias Seven
Cara, faz o seguinte: Abre o cartucho, e dentro vai ter a EEPROM, vc pode criar ou comprar aparelhos que extrai ROMS de cartuchos com esse chip. Porém a maioria deles precisa do cartucho inteiro, então é difícil. Existe alguns gringos que fazem o serviço para vc.

Anônimo disse... Responder comentário

Á jura??????????/ meu deus genius vc quer da uma de diferente é obvio que a frequencia da original é diferente

Anônimo disse... Responder comentário

@Fernanda jose luiz disse:somos dois

Anônimo disse... Responder comentário

@theroboxer

Anônimo disse... Responder comentário

@theroboxer

Anônimo disse... Responder comentário

cara tipo eu so senti tontura dores de cabeça sao comuns pois os bits sao muiitooo altos causando irritabilidade no celebro que responde com essas dores por estado de aleta abraços :)

Postar um comentário